Legislativo do Tocantins aprova Projeto de Lei que institui Política Estadual de Cultura da Leitura e da Escrita
Legislativo do Tocantins aprova Projeto de Lei que institui Política Estadual de Cultura da Leitura e da Escrita
Data de Publicação: 23 de abril de 2024 16:26:00 A Política Estadual objetiva o estímulo aos hábitos de leitura, o fortalecimento e atualização do acervo das bibliotecas e espaços de leitura do Tocantins, bem como fomentar a produção e distribuição da produção literária tocantinense, dentre outros. Para alcançar estes propósitos, poderão ser realizadas feiras literárias, eventos de qualificação e ações de incentivo ao mercado editorial
![]() |
Deputado Amélio Cayres (Foto: Dircom/Al-TO) |
Da redação
Com foco no acesso e incentivo à prática de leitura e escrita de obras literárias e produções artísticas, o Projeto de Lei (PL) que institui a Política Estadual de Cultura da Leitura e da Escrita foi aprovado em plenário, na Assembleia Legislativa do Tocantins, nesta terça-feira, 23. A matéria legislativa do deputado Amélio Cayres (Republicanos) seguirá para sanção do governador Wanderlei Barbosa.
A Política Estadual objetiva o estímulo aos hábitos de leitura, o fortalecimento e atualização do acervo das bibliotecas e espaços de leitura do Tocantins, bem como fomentar a produção e distribuição da produção literária tocantinense, dentre outros. Para alcançar estes propósitos, poderão ser realizadas feiras literárias, eventos de qualificação e ações de incentivo ao mercado editorial.
- A cultura tocantinense é diversa e temos boas produções literárias para circular, além de grandes artistas e escritores que precisam ser reconhecidos e ter seu trabalho fortalecido. Fico satisfeito pela aprovação do Projeto pelos nobres deputados e agora aguardamos o despacho do governador para efetivar estas ações em todas as regiões do Estado - explicou Amélio Cayres.
Ao ser sancionado, caberá ao Poder Executivo regulamentar as práticas para atender as diretrizes da Política Estadual, como a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas; articulação com as demais políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do Estado.
Os eventos literários citados na propositura deverão, ainda, fomentar a literatura, a publicação de livros por escritores tocantinenses e a cultura regional por meio da circulação de obras desenvolvidas no Estado, podendo o Governo do Estado realizar convênios e/ou parcerias para realização das atividades.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins.
#CulturaDaLeitura #EscritaCriativa #IncentivoÀLeitura #LiteraturaTocantinense #BibliotecasDoTocantins #FeirasLiterárias #DesenvolvimentoCultural #AcessoAoLivro #PolíticaCultural #CulturaRegional
![]() |

ALFORRIA POÉTICA: Uma celebração literária e social
O livro de Maria da Ajuda Laranjeiras, que será lançado no aniversário da Escola Estadual Marechal Rondon, em Araguaína, no norte do Tocantins, traz r Saiba Mais + 11.08.47_f0abb97b.webp?=2724944-2)
FLIBARG 2025: A magia da Literatura em Barreiras
Evento anual revela sua programação completa com diversas atividades literárias e culturais nos dias 24 e 25 de abril. Saiba Mais +LIVROS & ARTE - Barreiras recebe a Feira Literária Intercultural da Bacia do Rio Grande - FLIBARG
DE 24 A 25 DE ABRIL, BARREIRAS SE TRANSFORMA EM UM PONTO DE ENCONTRO PARA ARTE, LITERATURA E INTERCULTURALIDADE. Saiba Mais + 09.02.15_7c3a46dd.webp?=2717262-4)
MÁRIO VARGAS LLOSA: A partida de um gigante da literatura peruana
Falece o Nobel de Literatura Mário Vargas Llosa, cujo legado literário seguirá influenciando gerações. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|