FLIBARG: Uma revolução cultural na Bacia do Rio Grande

FLIBARG: Uma revolução cultural na Bacia do Rio Grande

Data de Publicação: 10 de abril de 2025 10:14:00 Entre lançamentos de livros e trocas culturais, a FLIBARG promete movimentar o cenário literário da Bahia nos dias 24 e 25. O evento será realizado em Barreiras.

Compartilhe este conteúdo:

Por Antônio Oliveira

O Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, anteriormente conhecido como Parque de Exposições de Barreiras, no oeste da Bahia, se tornará o centro das atenções com a realização da Feira Literária Intercultural da Bacia do Rio Grande (FLIBARG). Este evento tem como perspectivas transformar os movimentos culturais e literários da região.

Sob a supervisão da Fundação Pedro Calmon, um importante órgão de promoção da Cultura do Governo da Bahia, a FLIBARG acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês. O evento contará com uma variedade de atrações, incluindo Roda de Conversa, lançamentos de livros e e-books, apresentações musicais, palestras, contação de histórias, saraus, livrarias, artes visuais, cinema, praça de alimentação, dança afro e diversos projetos culturais.

Márcia Rasia, coordenadora
da FLIBARG (Foto: Acervo pessoal)

Um dos destaques da feira será a homenagem ao cantor, músico e compositor barreirense Alcyvando Luz (Barreiras, 30 de setembro de 1937 – Salvador 22 de abril de 1998), cuja trajetória musical influenciou a cultura local e projetou-se nacionalmente, sendo uma das raízes do tropicalismo brasileiro.

Idealizada e organizada pela professora Márcia Rasia e sua equipe, a FLIBARG contará também com o lançamento do quinto livro da professora, que é escritora, poeta, pedagoga e mestre em Ciências da Educação. Ela é membro da Academia Barreirense de Letras (ABL) e venceu um Edital da FPC para realizar este evento.

A abertura oficial da feira está marcada para o dia 24, uma quinta-feira, das 17h às 23h, e continuará na sexta-feira, dia 25, com uma programação rica em trocas de saberes, apresentações e discussões sobre diversidade cultural e temas relacionados ao comportamento humano.

Cerrado Editorial, a mais nova editora independente do Brasil e parte da Cerrado Editora, Comunicação e Marketing, também estará presente. A editora lançará os livros, deste editor,  “Algodão Baiano – uma história de sucesso” e a segunda edição ampliada de “O Homem Abílio Wolney”, que é uma versão documental de “O Tronco”, do autor goiano Bernardo Élis (Corumbá de Goiás, 15 de novembro de 1915 – Corumbá de Goiás, 30 de novembro de 1997), além de outros quatro títulos, incluindo “A Borboleta que descobriu seu voar”, de Cáritas Gomes de Oliveira Almeida, e obras do escritor Antônio Oliveira.

Nos próximos dias, divulgaremos a programação detalhada da FLIBARG, inclusive de todos os livros e autores que estarão presentes na feira .

Clique aqui para seguir o Instagram da FLIBARG.

 

Obras de Antônio Oliveira a serem lançadas
na FLIBARG (Arte: Cerrado Comunicação e Editora)

 

Vista aérea do Parque Natural
Eng. Geraldo Rocha,
local onde será realizado a FLIBARG
(Foto: Prefeitura de Barreiras)

 

 

 

Feira Literária / Cultura / Literatura / Barreiras / Alcyvando Luz / Eventos / Fundação Pedro Calmon /

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 Receba Novidades