FLIBARG: Cultura, literatura e tradição se encontram em Barreiras

FLIBARG: Cultura, literatura e tradição se encontram em Barreiras

Data de Publicação: 12 de abril de 2025 11:29:00 O evento traz uma programação rica em lançamentos literários, arte e música, promovendo o desenvolvimento cultural e social da região.

Compartilhe este conteúdo:

Por Antônio Oliveira

Muita expectativa em torno da Feira Literária da Bacia do Rio Grande (FLIBARG), evento cultural que será realizado no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, no oeste da Bahia.

Além do lançamento e venda de livros e e-books, o evento terá várias atrações artístico-culturais, inclusive feira da Agricultura Familiar – “chic no último”. Entre essas atrações estão o “Contação de História”, com a professora  Maria Augusta Serpa, mestra em Ensino pela Universidade do Oeste da Bahia (UFOB). A roda de história será no Espaço Contação de História. Outra que estará no Espaço Contação de História é a escritora Edméa Cristina Reis Ferreira. Estará despertando o paladar e a imaginação do público.

Um dos muitos patrimônios arquitetônicos coloniais da Cidade da Barra,
às margens do Rio Grande e do Velho Chico (Foto: Antônio Oliveira)

Maurício Faísca estará comandando o espetáculo “Vai Sem Medo”; “Barreiras em traços”. Coordenado pela arquiteta Hanna Rasia, o projeto tem como objetivo documentar o valor histórico do patrimônio arquitetônico de Barreiras – muito rico e carecendo de revitalização, diga-se -, por meio do desenho de observação in loco, registrando o tempo e o lugar atual. Enfim, pensar e traçar o Centro Histórico.

A FLIBA tem propostas diferenciadas para uma feira literária, mas que entrelaça a cultura ao desenvolvimento social, cultural e econômico sustentável. Exemplo é a presença do CODETER que reúne representantes da sociedade civil e do poder público para debater e participar do desenvolvimento territorial da Bahia, sendo a entidade da Bacia do Rio Grande e um colegiado sediado no SETAFE, em Barreiras, e tem como um dos objetivos a união pelo desenvolvimento territorial sustentável.

“Má menino!!” E vai ter samba. No segundo dia do evento, o grupo Kidueto Samba sobe ao palco com  muita garra para fazer todo mundo cantar e dançar. Vai ser a cara do povo da Bacia do Rio Grande.

O Velho Mercado de Barreiras, testemunha de todas as histórias de
Barreiras. E dos fuxicos, tmbém, que a gente não é de  ferro
(Foto: Antônio Oliveira)

E vem chorinho e mais samba, que são tradições de Barreiras – que o diga o Largo do Mercado Velho. Presença do ISFAC, Instituto de Arte, que vem com uma programação que celebra a arte e tradição. Destaque para a Roda dos Amantes do Samba, que leva música, memória e resistência cultural ao coração do evento. Dá-lhe Mário. Nesta “ponga”, sobe ao palco a Banda Nau de Papel – Martiniano e Annerose. Mistura envolvendo  poesia, música, brasilidade, o show promete emocionar o embalar o público “nesta grande celebração da literatura e da cultura”. Tu não é “abestaíado”, muito menos “Badu” para perder uma desta, né?

Muito importante, “bão dimais”, para os autores regionais e independentes, será a palestra “A superação do regional na literatura da Bacia do Rio Grande”, com o escritor Eromar Bonfim”.

O blog da Cerrado Editorial segue atento na organização do evento e noticiando aqui. Aguarde mais informações.

A FLIBARG é uma realização da ativista cultural Márcia Rasia, sob chancela da Fundação Pedro Calmon, braço de fomento à cultura do Governo da Bahia.

Nas fotos, eu tenho o objetivo de mostrar um pouquinho, mas bem pouco mesmo, da diversidade - que é imensa - da Bacia do Rio Grande, palco da FLIBARG.

*Com informações da organização da Feira 

 

Lavadeiras de roupas no Rio Preto, em
Formosa do Rio Preto (Foto: Antônio Oliveira)

 

Canoas - logística de transporte e pesca no
Rio Grande, Barra (Antônio Oliveira)

.

 

Feira Literária, Bacia do Rio Grande, Barreiras, literatura, cultura, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável.

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Parabéns pela matéria, mais o trabalho para divulgar a regionalidade brasileira, muito esquecida pela própria cultura nacional, municipal, estadual e federal.

 Receba Novidades