LITERATURA TOCANTINENSE: Volteire Wolney apresenta novo livro que retrata a história do Tocantins
LITERATURA TOCANTINENSE: Volteire Wolney apresenta novo livro que retrata a história do Tocantins
Data de Publicação: 1 de maio de 2025 16:51:00 Descubra a riqueza da literatura tocantinense através da obra de Volteire Wolney e do resgate das histórias da região. Desta vez o foco é a cidade de Paranã, ponto de partida para a criação do Tocantins.
![]() |
A obra, de fundamental importância para os que estudam a
epopeia tocantinense (Foto: Abílio Wolney/Arte: Cerrado Editora)
|
Por Antônio Oliveira
A produção literária no Tocantins não cessa. De norte a sul e leste a oeste, pequenos autores, incluindo poetas e historiadores, estão contribuindo para que o estado se destaque como um dos maiores produtores de livros do Brasil, apesar da falta de apoio tanto do mercado quanto das instituições oficiais de fomento à cultura. A escassez de espaço para discussões e exposições dessas obras é um desafio importante – embora iniciativas como as rodas literárias da Fundação Cultural de Palmas se esforcem para mudar esse cenário. Mas ainda faltam espaços como feiras literárias municipais e/ou regionais.
Dentre os principais nomes dessa cena literária, estão os irmãos Wolney Aires, de Dianópolis. Abílio e Volteire são incansáveis na busca pelo resgate da história do Tocantins, especialmente da região sudeste, proporcionando destaques à saga do lendário Coronel Abílio Wolney, avô de ambos.
Recentemente, Volteire Wolney, advogado e historiador, lançou uma nova obra: “Anais da Cidade de Paranã 1697 – 2025, a célula-mater do Tocantins”, publicada pela Editora Kelps. O livro narra a chegada dos primeiros colonos em 1697 e os desafios enfrentados, incluindo conflitos com os indígenas da região e as transformações ao longo dos séculos, até a criação da antiga vila de Palma, um importante entreposto comercial.
O prefácio, escrito pelo professor, historiador e poeta Wátila Misla Fernandes, membro da Academia Dianopolitana de Letras, elogia a meticulosa pesquisa de Volteire, que abrange desde a geografia local até a história das figuras femininas marcantes de Dianópolis.
![]() |
Voltaire com outra obra sua (Foto: Divulgação) |
Sobre o Autor
Volteire Wolney Aires, advogado formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), é autor de oito livros e membro de várias academias de letras, incluindo a Academia Tocantinense de Letras.
Ficha Técnica
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 421
- Valor: R$ 100,00
Locais de Venda
- Gráfica Pioneira (Dianópolis)
- Escritório do autor (Dianópolis)
- Lucireis (Conceição do TO)
- Via postal
Contato
Para adquirir o livro, entre em contato pelo WhatsApp: (63) 99222-1538. Envie seu nome, endereço e comprovante de pagamento. A chave PIX é (63) 99222-1538.
- Literatura Tocantinense
- Volteire Wolney
- História do Tocantins
- Publicações Regionais
- Cultura Tocantinense
.webp?=2738728-3)
LITERATURA: O Tocantins, um poço de produção literária
Dianopolino cataloga obras e autores dianopolinos. Nas últimas décadas foram produzidos quase 130 livros com temas diversos, principalmente resgatando Saiba Mais +
RAÍZES POÉTICAS: A poesia que nasce do agronegócio
Uma obra surpreendente, repleta de poesias inspiradas nas práticas sustentáveis da agricultura. No livro 'Um Pomar de Poesias', o poeta Carlos Abdon Q Saiba Mais +
FLIBARG: Cultura, literatura e tradição se encontram em Barreiras
O evento traz uma programação rica em lançamentos literários, arte e música, promovendo o desenvolvimento cultural e social da região. Saiba Mais +
FLIBARG: Uma revolução cultural na Bacia do Rio Grande
Entre lançamentos de livros e trocas culturais, a FLIBARG promete movimentar o cenário literário da Bahia nos dias 24 e 25. O evento será realizado em Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|